Black Lives Matter! Vidas negras importam! Uma frase, um movimento, uma reflexão que está circulando nas redes sociais nos últimos dias. Muitos jovens estão aderindo a campanhas antirracistas pelo mundo. Mas você sabe que o racismo é um fenômeno social muito antigo e que serve como uma ferramenta de exploração das pessoas negras desde antes da escravidão? Você sabe o que significa discriminação racial? Melhor… Você conhece as formas de resistências brasileiras ao racismo? 

Nosso curso se propõe a compreender melhor os significados do racismo e a História das resistências negras à sociedade racista. Para isso, construímos diálogo com jovens que estão vivenciando um universo de informações sobre as violências raciais no mundo e que, de alguma forma, desejam construir uma sociedade antirracista e igual para todas as pessoas. 

O curso é composto por cinco encontros nos quais conceitos como racismo, discriminação racial e resistências negras são trabalhados dentro de uma metodologia dinâmica e interativa que faça com que as/os participantes sejam também construtoras/es do conteúdo. Atual, Precisamos falar sobre Racismo, ao dialogar com autoras/es, livros, teorias, busca provocar discussões, tensionar verdades também por meio de uma linguagem das redes sociais, refletindo a sociedade a partir da crítica à manutenção de sistemas de desigualdade de raça, gênero e classe, e descolonizando cotidianos. 

SOBRE AS FACILITADORAS

Ana Helena Ithamar Passos e Simeia Mello são cofundadoras do  Instituto Ella Criações Educativas, uma empresa de educação e direitos humanos, e trabalham há anos no universo das áreas de conhecimento das Humanidades. Uma, doutora em Serviço Social (PUCRio), e a outra, doutoranda em História (Udesc), nos últimos anos, elas vêm se debruçando sobre as relações raciais no Brasil e seus desdobramentos. Para conhecer mais sobre as facilitadoras, acessem:

Ana Helena Ithamar Passos: http://lattes.cnpq.br/1922918489418134

Siméia de Mello Araújo:  http://lattes.cnpq.br/0738499200894810

Data:   10, 17 e 24  de setembro, 1º  e 8 de outubro (quintas-feiras) 

Horário: 16h as 17h30 

Local: Plataforma GoToMeeting

Valor: R$ 150,00 

Inscrições em breve no portal da Diáspora Black 

Instituições:  Curso aberto também à negociação com instituições que queiram financiar a participação de grupos de jovens. Entrar em contato pelo site ou e-mail: deborahm@institutoellaeduca.com.br 

Criamos uma campanha para garantir a participação de jovens negr@s, indígenas e periféric@s. Entre em contado para saber como doar.

Fechar Menu