Descrição: o Curso de introdução a cultura Yorùbá foi concebido no intuito de promover aspectos históricos, culturais, linguísticos e religiosos do povo Yorùbá através de encontros – vivências online, estruturadas e fundamentadas a partir da oralidade e de uma cosmopercepção africana yorubana. Serão quatro encontros de 3 horas cada, em que um dos aspectos relatados acima será desenvolvido durante cada encontro. 

Já ouviu falar sobre transmissão de conhecimento através da oralidade? Pois é, geralmente esse processo é compreendido de maneira limitada e preconceituosa. A oralidade não se resume apenas a fala, constitui uma tecnologia avançada de ensino-aprendizagem e produção de conhecimento que opera a partir dos múltiplos sentidos e corpos, físico e imaterial. A cultura Yorùbá tradicionalmente é construída e estruturada a partir da oralidade, possuindo uma metodologia diferente da ocidental. 

Sobre o facilitador

Ìdòwú Akínrúlí é nigeriano e dedica-se à realização de ações culturais de promoção das artes e cultura Yorùbá, sua matriz étnica, no Brasil. Trabalha com artistas da Nigéria e África em geral com foco na tradição e expressões contemporâneas da música e dança. 

Em 2018, promoveu o Intercâmbio Cultural entre Nigéria e Brasil, fazendo parte da comissão organizadora da visita do rei Ọọni ba Adéyỳ nitàn Ogúnwusì, maior autoridade do povo Yorùbá, à Salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Atualmente, é coordenador da empresa ÌLÚ AKIN, dirige o Grupo ÌBEJÌ, Ò̩s̩é̩è̩túrá Africa’njazz e FELA DAY POA (Evento em tributo a Fela Kuti). 

Primeiro módulo: 8 de agosto
Horário: 16h às 19h.
Fim da atividade em: 29 de agosto.
Local: (aqui é a plataforma )
Capacidade: Até 80 pessoas / mínimo: 05 pessoas para começar o curso.
Inclui:
Certificado de curso de extensão livre.
Público alvo: Todo os interessados

ILUAKIN
producaoiluakin@gmail.com
www.iluakin.com.br
(51) 9 8162.0852
Adultos, professores, pesquisadores da cultura de matriz Africana, Quilombolas, povos
de religião de matriz Africana e afro-descendentes e interessados em geral.
Operadora: Instituto Ella Criações Educativas

Fechar Menu